Geral
Peixe e queijo de búfala: versatilidade e patrimônio culinário
Compartilhe:
Na Ilha do Marajó, a iguaria está presente em todas as refeições, e pode ser consumida de várias maneiras
Considerado patrimônio cultural da Ilha de Marajó, o queijo de leite de búfala é produzido há mais de 200 anos, através de uma técnica tradicional. A iguaria que cada vez mais tem conquistado os mais variados paladares finos é versátil e compõe tanto opções salgadas quanto doces. Ele, muitas vezes, é responsável por acrescentar mais sabor às receitas.
Seguindo as tradições marajoaras, de acrescentar o queijo de leite de búfala em vários tipos de preparos, uma das matriarcas da família, Lea Pinheiro Teixeira, sugere a receita que intitula “Peixe Marajoara”, e recomenda que seja degustado em prazeroso encontro familiar. A base do preparo é peixe e o Queijo do Marajó Fazenda São Victor. A receita é tradicional, por isso, foi passada de geração a geração na família.
Ainda de acordo com Lea, o menu é a escolha perfeita para aqueles que preferem uma refeição mais leve e saborosa. Ela garante que, o queijo por ter uma consistência mais cremosa fica mais bem servido se finalizá-lo, levando ao forno por poucos minutos, e acrescentando molhos que podem ser de tomate ou outros sabores de preferência.
Abaixo segue a receita da deliciosa iguaria marajoara, e sugerida pela Lea Pinheiro:
Peixe Marajoara
Ingredientes:
– Filé de peixe – 1 kg;
– 2 dentes de alho picado;
– 1 Cebola em rodelas;
– 1 Tomate em rodelas;
– 1 Pimentão em rodelas;
– 2 Xícaras de molho de tomate (pronto ou caseiro);
– 500 g de queijo do Marajó Fazenda São Victor;
– 2 Xícaras de farinha de trigo;
– Azeite de oliva 750 ml (fritura do peixe) / 100 ml (preparo do molho de tomate).
Modo de Preparo:
Tempere o peixe com alho, limão, sal à gosto (deixe apurar bem o tempero). Em seguida, seque os filés com papel toalha, e passe na farinha de trigo e reserve.
Em uma panela coloque 750 ml de azeite de oliva, e deixe esquentar na temperatura de 180O frite os filés e reserve.
Molho:
Coloque as rodelas de cebolas no azeite de oliva, adicione os pimentões e tomates. Em seguida, coloque 2 xícaras de molho de tomate.
Montagem:
1a Camada de peixe frito
2a Camada de molho de tomate
3a Camada de Queijo do Marajó Fazenda São Victor
E assim por diante até terminar os ingredientes. Mas a última cada dever ser de queijo. Leve ao forno para gratinar.
Bom apetite!
Sobre Queijaria Fazenda São Victor
Desenvolvida em 2006 por Marcus e Cecília Pinheiro, tradicionais fazendeiros e criadores de búfalos da Ilha do Marajó, conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. Detentora do selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará, com a produção do Queijo Marajó Tipo Creme, conquistou premiações expressivas no gênero alimentício, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, “Medalha de Bronze”, no III Prêmio Queijo do Brasil, e “Super Ouro” no IV Prêmio Queijo Brasil, em São Paulo.
Informações de serviço:
Queijaria Fazenda São Victor
Endereço: Margem direita do Rio Paracaury – Salvaterra/Marajó – PA
Contato: (91) 99166-0284
Facebook: /queijofazendasaovictor
Instagram: @queijodomarajofazendasaovictor